quarta-feira, 23 de julho de 2008

Principais Tipos de Tecidos

Fonte: www.soutex.com.br

Atoalhado

Tecido de malha felpudo feito em máquina circular. As felpas são produzidas em puro algodão e a base de fixação das felpas pode conter fios de poliéster ou poliamida (náilon), ambos texturizados. Este tipo de tecido é amplamente aplicado na linha infantil principalmente em macacões.

Cotton

Tecido que utiliza fios de Algodão e Elastano. O nome é proveniente das matérias-primas que compõem (Cotton: algodão em inglês). Este é um tecido comum de malha muito utilizado em artigos femininos de praia, prática de ginástica e bastante valorizado pela aplicação do Elastano.

Jérsei

Tecido de malha feito em máquina circular, originário da ilha de Jérsei na Inglaterra, onde era usado em roupas de pescadores (camiseta utilizada como roupa de baixo). É o ligamento básico das máquinas monofrontura, sendo considerado o entrelaçamento de fios mais simples. É produzido com qualquer tipo de matéria-prima, principalmente puro algodão, mistura de poliéster/algodão, puro poliéster e raiom viscose.

Liganete

Tecido de malha feito em máquina circular, com fios sintéticos, dando a impressão térmica de ser "fria". É aplicado principalmente em calças femininas e vestidos.

Malha Canelada / Rib / Ribana / Punho / Gaita / Sanfona

Tecido de malha feito em máquina circular ou retilínea, em qualquer matéria-prima, que possui "canaletas" no sentido do comprimento. Estas "canaletas" conferem ao tecido alguma elasticidade, característica que lhe proporciona a condição de ser utilizado tanto como complemento (punhos e golas) como tecido principal (blusas).

Malha Dupla

Tecido de malha feito em máquina circular ou retilínea, em que são utilizados fios das mais diversas matérias-prima. Neste tecido pode-se estabelecer diferenças ou não entre direito e avesso (parte de fora e de dentro do tecido). Este tecido aplicado em todo tipo de roupas como, por exemplo: camisas e agasalhos esportivos, sendo um material bem encorpado.

Malhão

Tecido de malha feito em máquina circular ou retilínea, em qualquer matéria-prima, cuja principal característica é possuir um espaço entre os fios bem grande, dando a impressão que o tecido esta "ralo" em função de se utilizar fios grossos. As matérias-primas mais utilizadas são o algodão e misturas de poliéster com raiom viscose.

Meia-Malha

Tecido de malha feito em máquina circular, geralmente de algodão puro ou mistura de poliéster algodão. É construído com ligamentos mais simples, o jérsei. É um nome que tem origem também da quantidade de pistas (placas de agulhas) que são utilizadas para se conseguir o ponto do tecido. Normalmente para um tecido de malha são necessárias duas pistas com agulhas (duplafrontura) e na meia malha se utiliza apenas uma (monofrontura). Este é o artigo mais produzido na malharia com aplicações em todo vestuário.

Moleton

Tecido de malha feito em máquina circular, em qualquer matéria-prima, amplamente utilizado para agasalhos, que acabou virando sinônimo de "peça de roupa", é composto de um fio fino e um fio grosso que fica em contato com a pele dando a sensação de calor.

Plush

É o mesmo tecido atoalhado que depois de pronto é navalhado (processo físico de corte das felpas do tecido), formando um tipo de veludo.

Renda

Tecido de malha feito em máquina de urdimento (Raschel), em poliéster ou poliamida (náilon). Próprio para cortinas e artigos para decoração.

Rúgbi

Tecido de malha feito em máquina circular, em poliéster, muito resistente, utilizado inicialmente para a prática da modalidade esportiva que deu o nome ao tecido e posteriormente utilizado para camiseta de moda.

Suedine

Tipo de tecido de malha dupla, feita em máquina circular, com estrutura "Interlock", geralmente de algodão, bem firme e encorpado, utilizado para peças de camisas, vestidos e outras peças em geral.

Tricô

Tecido de malha feito em máquinas retilíneas ou de urdimento (Kettensthul), em pura lã ou acrílico, com fios grossos e volumosos, utilizado para peças de inverno como "Cardigans", “Pulôveres", Blusas.
...

2 comentários:

fernando disse...

A ideia de criar esse blog é otima. Essas informações sao muito boas. Parabens e obrigado!!!

Anônimo disse...

o tecido nde malha e muito confortavel e a ideia do blog e otma